Nesta sexta-feira (29),
Lula autorizou o Itamaraty a acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para analisar a aplicação da recém-sancionada Lei da Reciprocidade Econômica. À Itatiaia, Lula disse que a medida é uma reação inicial às ações norte-americanas.
“Eu não tenho pressa de fazer a reciprocidade contra os Estados Unidos. Tomei a medida porque temos que andar com o processo. Se for andar com a forma como todas as leis exigem, vai demorar um ano. Nós já entramos com um processo na OMC. Temos coisas para fazer contra os EUA, mas não temos pressa”.
Ainda segundo Lula, o governo brasileiro ainda não conseguiu contato com as autoridades norte-americanas para tratar sobre o tarifaço. “Outro dia, o Haddad marcou um telefonema com o secretário de tesouro, mas ele não apareceu. Eu não quero guerra com os EUA, eu quero negociar. Quero a verdade em cima da mesa”, disse, reafirmando que o Brasil está aberto ao diálogo.
“Por enquanto, o Brasil está aberto a negociações com os EUA. O que está acontecendo diferente é que o Brasil não precisa ficar de cabeça baixa para os EUA. Não liguei para o Trump, ele tem que dar um sinal que quer negociar”, afirmou.
Encontro com Trump
Lula disse ainda que um eventual encontro com o presidente norte-americano Donald Trump nos EUA, durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, depende da vontade do norte-americano.
“Vai depender dele [Trump]. Eu vou estar no mesmo espaço que ele. Quando eu entrar na ONU, serei o primeiro a falar. Ele é o segundo. Ele pode chegar antes e falar comigo. Pode não querer falar comigo. Se o Trump quiser conversar, ou qualquer pessoa do governo americano, nós estaremos dispostos a negociar 24 horas por dia”.
Lula em Minas
A entrevista ocorre logo após o desembarque do petista no aeroporto da Pampulha. De lá, o presidente segue para Contagem, onde cumprirá agenda voltada a investimentos em infraestrutura. Um dos destaques é a inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã.
Lula já havia visitado a cidade em junho do ano passado, quando anunciou projetos de macrodrenagem e melhorias no transporte coletivo. Nesta nova passagem, a novidade será também a expansão do metrô de Contagem, com duas novas estações.
Leia mais sobre a entrevista de Lula à Itatiaia
‘Zema é uma figura caricata, tenta ser algo que não é, um falso humilde’, diz Lula Lula quer definição de Pacheco sobre candidatura ao governo de MG nos próximos dias ‘Se Marília Campos topar ser vice, será uma chapa imbatível’, diz Lula à Itatiaia Sem citar nome, Lula insinua que campanha de Nikolas tinha a intenção de defender o crime organizado Lula: ‘Ou Zema melhora e deixa de ser falso humilde ou será desmoralizado na campanha’ ‘Não tenho pressa de fazer reciprocidade’, diz Lula sobre tarifaço dos EUA ‘Tarcísio vai fazer o que Bolsonaro quiser’, diz Lula sobre planos do governador de SP para 2026 Veja os principais pontos da entrevista do presidente Lula na Itatiaia Prefeito de BH espera definição do presidente Lula para a compra de 100 ônibus elétricos