Ouvindo...

‘Não tenho pressa de fazer reciprocidade’, diz Lula sobre tarifaço dos EUA

Declaração foi dada pelo presidente em entrevista exclusiva à Itatiaia; nesta quinta, governo brasileiro iniciou movimento de resposta a ações de Trump

Presidente Lula concede entrevista exclusiva à Itatiaia

Nesta sexta-feira (29), em entrevista exclusiva à Itatiaia, o presidente Lula (PT) declarou que não tem pressa para aplicar a lei de reciprocidade aos Estados Unidos. Nesta quinta (28), o governo brasileiro iniciou um movimento de resposta à decisão norte-americana de elevar em 50% as tarifas sobre produtos nacionais.

Lula autorizou o Itamaraty a acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para analisar a aplicação da recém-sancionada Lei da Reciprocidade Econômica. À Itatiaia, Lula disse que a medida é uma reação inicial às ações norte-americanas.

“Eu não tenho pressa de fazer a reciprocidade contra os Estados Unidos. Tomei a medida porque temos que andar com o processo. Se for andar com a forma como todas as leis exigem, vai demorar um ano. Nós já entramos com um processo na OMC. Temos coisas para fazer contra os EUA, mas não temos pressa”.

Ainda segundo Lula, o governo brasileiro ainda não conseguiu contato com as autoridades norte-americanas para tratar sobre o tarifaço. “Outro dia, o Haddad marcou um telefonema com o secretário de tesouro, mas ele não apareceu. Eu não quero guerra com os EUA, eu quero negociar. Quero a verdade em cima da mesa”, disse, reafirmando que o Brasil está aberto ao diálogo.

Leia também

“Por enquanto, o Brasil está aberto a negociações com os EUA. O que está acontecendo diferente é que o Brasil não precisa ficar de cabeça baixa para os EUA. Não liguei para o Trump, ele tem que dar um sinal que quer negociar”, afirmou.

Encontro com Trump

Lula disse ainda que um eventual encontro com o presidente norte-americano Donald Trump nos EUA, durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, depende da vontade do norte-americano.

“Vai depender dele [Trump]. Eu vou estar no mesmo espaço que ele. Quando eu entrar na ONU, serei o primeiro a falar. Ele é o segundo. Ele pode chegar antes e falar comigo. Pode não querer falar comigo. Se o Trump quiser conversar, ou qualquer pessoa do governo americano, nós estaremos dispostos a negociar 24 horas por dia”.

Lula em Minas

A entrevista ocorre logo após o desembarque do petista no aeroporto da Pampulha. De lá, o presidente segue para Contagem, onde cumprirá agenda voltada a investimentos em infraestrutura. Um dos destaques é a inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã.

Lula já havia visitado a cidade em junho do ano passado, quando anunciou projetos de macrodrenagem e melhorias no transporte coletivo. Nesta nova passagem, a novidade será também a expansão do metrô de Contagem, com duas novas estações.

Leia mais sobre a entrevista de Lula à Itatiaia

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.