Ouvindo...

Lula: ‘Ou Zema melhora e deixa de ser falso humilde ou será desmoralizado na campanha’

Presidente Lula fez duras críticas ao governador Romeu Zema durante entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (29)

Governador utilizou as redes sociais para tecer críticas a Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, na manhã desta sexta-feira (29), que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), precisa se preparar melhor para ser candidato à presidência da República em 2026, caso contrário será “desmoralizado”.

Questionado sobre os possíveis adversários na campanha ao Palácio do Planalto em 2026, Lula afirmou que Zema teve uma performance ruim durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta semana e que “é importante que ele se prepare”.

“É muito cedo para você analisar pesquisa. A história está cheia de gente que é eleito presidente no ano anterior e quando chega na eleição não tem nenhum voto. Não é fácil ser candidato a presidente da República. Mas acho que as pessoas devem se candidatar. Acho importante o Zema se candidatar. Se ele tiver a performance que ele teve no Roda Viva, vai ser um desastre para ele. Ou ele melhora, deixa de ser um falso humilde e começa a dizer verdade, ou vai ser desmoralizado na campanha. É importante que ele se prepare para isso”, disse Lula.

‘Figura caricata’

O presidente Lula chamou o governador Zema de ‘figura caricata’ e ‘falso humilde’. “Eu acho que o Zema é aquilo que a gente pode chamar de figura caricata. Ele tenta ser uma coisa que ele não é. Chamo de falso humilde. Tenta vender uma humildade que ele não tem”, disse.

Lula disse ainda que Zema dedica parte significativa de seu mandato a apenas criticar o ex-governador do estado. “Vai chegar a hora da verdade que a gente vai ver quem fez o que, quem produziu o que, quais foram as políticas de inclusão social, habitacional, que fizeram. O governador de Minas pautou todos os seus oito anos de mandato fazendo críticas ao governador Pimentel. Tentando dizer que o Pimentel destruiu o estado e ele recuperou”, afirmou.

Anúncios em Minas Gerais

A conversa aconteceu no aeroporto da Pampulha, onde o chefe do Executivo desembarcou antes de seguir para Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na cidade, Lula irá anunciar uma série de investimentos, entre eles a entrega do primeiro trecho das obras do complexo da Avenida Maracanã.

Esta é a segunda visita do presidente ao município em menos de um ano — em junho de 2024, ele esteve na cidade para oficializar intervenções de macrodrenagem e melhorias no transporte público. Agora, além das obras já concluídas, Lula deve confirmar a ampliação do metrô de Contagem, com a construção de duas novas estações, demanda que integra a lista de prioridades da prefeita Marília Campos (PT).

Leia mais sobre a entrevista de Lula à Itatiaia

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.