Ouvindo...

Lula quer definição de Pacheco sobre candidatura ao governo de MG nos próximos dias

Presidente afirmou que senador Rodrigo Pacheco é o melhor nome para a disputa pelo governo de Minas em 2026

Presidente Lula afirmou que espera uma definição de Pacheco nos próximos dias sobre candidatura ao governo de MG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que espera uma definição do senador Rodrigo Pacheco (PSD) sobre a possível candidatura ao governo de Minas Gerais nos próximos dias.

“Eu tenho certeza que vamos ganhar o estado de Minas com o Pacheco. Ele sabe disso, sabe o que eu penso, é só ele se dispor a ser candidato”, afirmou Lula.

“Eu espero que dentro de poucos dias a gente tenha essa definição. Eu tenho dito ao senador Pacheco que campanha a gente começa a gostar quando começa. Eu ouço falar dos outros candidatos, mas nenhum pode ser comparado com a qualidade política do Pacheco. Se ele for candidato, depois do belíssimo trabalho que teve no Senado, foi a capacidade dele de garantir a estabilidade democrática do país. Ele é um companheiro que articulou esse acordo, dos quais parte dos juros que Minas terá que pagar, vai ser revertido para a educação”, continuou o presidente.

Lula considerou que uma chapa formada com Pacheco e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), seria “imbatível” na eleição de 2026.

“Eu acho que o tempo do Pacheco está terminando. O povo começa a pensar o que vai acontecer no país. Obviamente não quero forçar ele a ser candidato. Mas, hoje ele é a figura política mais importante que Minas Gerais tem. Ele só não será (governador), se não quiser”, disse Lula.

Anúncios em Contagem

Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente Lula acompanha a inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã. O presidente esteve no município pela última vez em junho do ano passado para anunciar as obras de macrodrenagem e de melhoria do transporte público no local.

Dentre os anúncios, estará a oficialização da expansão do metrô de Contagem, com duas novas estações, obras que estavam na lista de prioridades da gestão da prefeita da cidade, Marília Campos (PT), correligionária do presidente.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.