O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que espera uma definição do senador Rodrigo Pacheco (PSD) sobre a possível candidatura ao governo de Minas Gerais nos próximos dias.
“Eu tenho certeza que vamos ganhar o estado de Minas com o Pacheco. Ele sabe disso, sabe o que eu penso, é só ele se dispor a ser candidato”, afirmou Lula.
“Eu espero que dentro de poucos dias a gente tenha essa definição. Eu tenho dito ao senador Pacheco que campanha a gente começa a gostar quando começa. Eu ouço falar dos outros candidatos, mas nenhum pode ser comparado com a qualidade política do Pacheco. Se ele for candidato, depois do belíssimo trabalho que teve no Senado, foi a capacidade dele de garantir a estabilidade democrática do país. Ele é um companheiro que articulou esse acordo, dos quais parte dos juros que Minas terá que pagar, vai ser revertido para a educação”, continuou o presidente.
“Eu acho que o tempo do Pacheco está terminando. O povo começa a pensar o que vai acontecer no país. Obviamente não quero forçar ele a ser candidato. Mas, hoje ele é a figura política mais importante que Minas Gerais tem. Ele só não será (governador), se não quiser”, disse Lula à Itatiaia.
Anúncios em Contagem
Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente Lula acompanha a inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã. O presidente esteve no município pela última vez em junho do ano passado para anunciar as obras de macrodrenagem e de melhoria do transporte público no local.
Dentre os anúncios, estará a oficialização da expansão do metrô de Contagem, com duas novas estações, obras que estavam na lista de prioridades da gestão da prefeita da cidade, Marília Campos (PT), correligionária do presidente.
Canteiro de obras
A Itatiaia apurou que o presidente fez questão de visitar pessoalmente as obras ao lado da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e fez um pedido à equipe do Planalto que gostaria de conversar com os trabalhadores responsáveis pela obra. Cerca de 100 profissionais trabalham no complexo de obras.
Após visitar o canteiro de obras, a comitiva de políticos seguirá de carro para um local onde foi montada a estrutura do evento. No local, políticos de diferentes esferas, apoiadores e movimentos sociais aguardam o presidente Lula.
Após inaugurar a obra em Contagem, Lula seguirá para o cumprimento de agendas em Montes Claros. No norte do Estado, o presidente vai participar da inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da Acelen Renováveis.
No centro, serão realizadas pesquisas e o desenvolvimento da macaúba, planta brasileira que será utilizada na produção de 1 bilhão de litros de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) por ano, além do Diesel Verde (HVO). O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo petista.