Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião lamenta morte da sambista Adriana Araújo

A mineira estava internada no Hospital Odilon Behrens, na Região Noroeste da capital e foi vítima de um aneurisma cerebral

Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil).

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), lamentou, na noite desta segunda-feira (2), a morte da sambista e cantora Adriana Araújo, vítima de um aneurisma aos 49 anos. A mineira estava internada no Hospital Odilon Behrens, na Região Noroeste da capital. “Com imensa tristeza recebo a notícia do falecimento da Adriana Araújo. Perde o mundo do samba, perde a cultura de Belo Horizonte”, disse.

“Toda vida importa. Mas quando a gente perde uma vida que fez de sua voz e de seu talento instrumentos para tornar melhor e mais feliz o nosso cotidiano, o pesar é coletivo. Meu abraço solidário ao marido Evaldo, ao filho Daniel e aos demais familiares. Que Deus conforte a todos os corações despedaçados neste triste momento de dor”, acrescentou.

O falecimento foi comunicado pelas redes sociais da artista. “Adriana foi muito mais do que uma grande voz do samba. Foi abraço largo, sorriso fácil, coração generoso e uma alegria de viver que iluminava todos ao seu redor”, destacou nota.

“O samba sentirá profundamente sua ausência, mas não apenas ele. Sentirão falta todos que um dia receberam seu carinho, sua escuta atenta e seu caloroso abraço. Sua presença ficará eternamente em nossos corações e também registrada nas plataformas onde compartilhou sua arte, permitindo que sua voz continue ecoando e tocando vidas para sempre”, continuou.

Além de uma legião de fãs, que reconheceu Adriana Araújo como um dos ícones do samba, a artista deixa o filho, Daniel, e o marido Evaldo. “Neste momento de dor, pedimos orações e boas energias. [...] Obrigada por tanto, nossa rainha. Seu brilho é eterno”, concluiu a nota.

Nascida em 1976 na Pedreira Prado Lopes (PPL), na Região Noroeste de Belo Horizonte, Adriana Araújo se tornou uma das principais referências do samba na capital e um dos grandes expoentes do gênero em Minas Gerais.

Mãe, mulher negra, cantora e compositora, demonstrou desde cedo, ainda na infância, a paixão pela música. Atualmente, Adriana é reconhecida como uma das vozes mais expressivas do samba regional.

Sua formação teve início com oficinas gratuitas de dança afro na PPL, onde construiu sua trajetória artística. Também participou de oficinas de teatro oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e estudou técnica vocal.

Antes da carreira solo, integrou o grupo Simplicidade Samba ao lado do sambista Evaldo Araújo, tornando-se destaque nas tradicionais rodas de samba realizadas aos domingos no Bar do Cacá, no bairro São Paulo, na região Nordeste da cidade.

Em 2020, deu início ao trabalho solo. Com voz marcante e presença de palco reconhecida pelo público, Adriana lançou, em 2021, o álbum “Minha Verdade”, primeiro disco autoral, que reúne composições próprias e parcerias.

Com músicas que abordam ancestralidade, amor, negritude e as experiências que atravessam sua trajetória como mulher negra e sambista, Adriana já dividiu palco com nomes consagrados, entre eles Leci Brandão, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindinho e Jorge Aragão.

Adriana Araújo conta com mais de 65 mil seguidores nas redes sociais e conquistou uma legião de fãs por seu jeito carismático, humilde e alegre de tratar o publico, além de cativar multidões por sua voz marcante e performance única.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...