O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, na manhã desta sexta-feira (29), que o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), vai fazer o que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quiser sobre a disputa pela presidência em 2026.
“Tarcísio não seria nada sem o Bolsonaro. Ele vai fazer o que Bolsonaro quiser. E ele sabe disso”, disse Lula.
Perguntado sobre o cenário eleitoral do próximo ano, Lula garantiu que será candidato e avaliou os nomes de governadores colocados como pré-candidatos.
ENTREVISTA EXCLUSIVA | Lula (PT)sobre as eleições de 2026: “Se eu anunciar minha candidatura é para ganhar as eleições”
— Itatiaia (@itatiaia) August 29, 2025
🔗 Acompanhe a cobertura completa em https://t.co/RUtKukW4QH pic.twitter.com/4E0IYQEmwi
Sobre a possibilidade de Tarcísio ter grande força em São Paulo, Lula afirmou que vários nomes fortes paulistas já tentaram se lançar e não tiveram sucesso.
“São Paulo sempre pode ter um candidato competitivo, tem 44 milhões de habitantes, é o estado mais rico, mais industrializado. São Paulo sempre pode ter candidato, nem sempre dá certo. O Quércia tentou e não foi, o Ulisses tentou e não foi, o Maluf tentou e não foi. Muita gente tentou, e não foi. Eu sou paulista também, o candidato competitivo de São Paulo sou eu, que moro em São Paulo desde 1952”, afirmou Lula.