Ouvindo...

Lula recebe presidente do Panamá com foco em driblar tarifaço dos EUA

Encontro com José Raúl Mulino é parte da estratégia de abrir novos mercados aos produtos brasileiros após as restrições impostas por Donald Trump

Os presidentes do Panamá, José Raúl Mulino (esq.), e do Brasil, Lula (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta quinta-feira (28) o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no Palácio do Planalto. A reunião faz parte da estratégia que o petista adotou nas últimas semanas de encontrar líderes internacionais em busca de novos mercados para os produtos brasileiros após a sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos.

Além do encontro, Lula também oferecerá um almoço a Mulino e sua delegação no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Na segunda-feira (25), Lula já havia recebido o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, e ouviu do chefe de Estado africano a cobrança por uma parceria com a Petrobras para exploração do petróleo e gás nigerianos.

Leia também

Alckmin no México

Paralelamente à agenda em Brasília, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, está no México e se reúne hoje com a presidente do país, Claudia Sheinbaum, de esquerda e aliada de Lula na região.

Em entrevista a jornalistas na Cidade do México, ontem (27), Alckmin disse acreditar que pode ampliar o comércio com os mexicanos em “todas as áreas”, principalmente nos setores do agronegócio, indústria e serviços, além da implementação do visto eletrônico.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.