A pouco mais de um ano das eleições de 2026, o futuro político de
Cenário para 2026
Em 2022, após a quarta derrota em eleições presidenciais,
Embora não tenha oficializado a intenção de concorrer no próximo pleito, as movimentações recentes do ex-ministro indicam uma cerca coligação de oposição em 2026.
Reunião com deputados da direita
No início do mês de maio, Ciro participou de um café da manhã com parlamentares de oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE).
Neste encontro, o ex-ministro chegou a
Em coletiva de imprensa após a reunião com os parlamentares, Ciro chegou a citar o nome de Roberto Cláudio (PDT) como pré-candidato ao governo do Ceará e disse que Alcides Fernandes teria “todos os dotes, todas as qualificações” para ser senador.
Em resposta, Alcides disse que ficou “lisonjeado” com o elogio, chamou Ciro de “um dos melhores governadores do Ceará" e afirmou que o ex-ministro está “vindo somar” na batalha.
Elogio de André Fernandes
Outro aliado de Bolsonaro que também elogiou Ciro Gomes foi o deputado e candidato derrotado nas eleições municipais em Fortaleza em 2024, André Fernandes.
Antes crítico do ex-ministro, Fernandes disse que o pedetista é “inteligente” e “corajoso” para enfrentar o governo Elmano.
PDT rompe com governo Lula após demissão de ministro
A bancada do PDT da Câmara dos Deputados deixou a base aliada do governo do presidente Lula após a
Ciro, na época da demissão, saiu em defesa de Lupi e disse que a “responsabilidade política” era do presidente Lula, mas também atribuiu a “culpa” dos desvios a Bolsonaro e ao ex-presidente
Presidência
A disputa presidencial ainda não é descartada. O
Em 2022, Ciro amargou em quarto lugar com sua pior votação em campanha presidencial. Foram apenas 3,05% dos votos, deixando o ex-ministro atrás de Lula, Bolsonaro e Simone Tebet (MDB).
Após a derrota, o PDT apoiou Lula no segundo turno.
Uma eventual candidatura de Ciro à presidência é apoiada pelo irmão, senador