O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (20) que a democracia no país está “capengando”, mas que continua firme mesmo com as tentativas de ruptura. A declaração foi dada em um evento em que o petista
“E graças a pessoas como vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas andando. É importante a gente lembrar que nós estamos vivendo o tempo mais longevo de democracia contínua nesse país”, afirmou.
Lula destacou ainda que a sociedade rejeitou a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
“Da Constituinte para cá, esse é o momento mais duradouro em que a gente vive no sistema democrático, com os defeitos que todo mundo acha que tem, mas mesmo assim tentaram dar um golpe no dia 8 de janeiro e a sociedade brasileira mais uma vez repeliu a tentativa de golpe, porque nós aprendemos que democracia não é um pacto de silêncio”, pontuou.
O evento marcou a reabertura do Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura na capital fluminense, após 6 anos de restauração. As obras incluíram a modernização das instalações, recuperação do mobiliário original, restauração das luminárias, persianas e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.