Ouvindo...

Em evento com artistas, Lula diz que democracia está ‘capengando, mas andando’

Presidente afirmou ainda que a sociedade rejeitou a tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro

O presidente Lula (esq.) e o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (20) que a democracia no país está “capengando”, mas que continua firme mesmo com as tentativas de ruptura. A declaração foi dada em um evento em que o petista condecorou 112 pessoas e 14 entidades com Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Rio de Janeiro.

“E graças a pessoas como vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas andando. É importante a gente lembrar que nós estamos vivendo o tempo mais longevo de democracia contínua nesse país”, afirmou.

Lula destacou ainda que a sociedade rejeitou a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

Leia também

“Da Constituinte para cá, esse é o momento mais duradouro em que a gente vive no sistema democrático, com os defeitos que todo mundo acha que tem, mas mesmo assim tentaram dar um golpe no dia 8 de janeiro e a sociedade brasileira mais uma vez repeliu a tentativa de golpe, porque nós aprendemos que democracia não é um pacto de silêncio”, pontuou.

O evento marcou a reabertura do Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura na capital fluminense, após 6 anos de restauração. As obras incluíram a modernização das instalações, recuperação do mobiliário original, restauração das luminárias, persianas e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.