O líder do PSB na Câmara, Jonas Donizette, afirmou que a proposta que altera a escala de trabalho 6x1 deve avançar no Congresso ainda no primeiro semestre deste ano. O parlamentar falou em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (9).
Segundo Donizette, a principal mudança discutida é a redução da carga semanal de 44 para 40 horas. “Quando você reduz a jornada, automaticamente você provoca uma mudança nos dias de trabalho. Mas é importante preservar o entendimento entre patrão e empregado”, afirmou ele.
Como a proposta tramita na forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), serão necessários três quintos dos votos em dois turnos na Câmara e no Senado para aprovação. Ainda assim, Donizette avalia que há ambiente favorável. De acordo com ele, o caminho da PEC foi consensuado em reunião de líderes, inclusive com representantes da oposição.
“É uma pauta que tem respaldo na população. Quem trabalha nessa escala relata muito desgaste e pouco tempo para a família”, disse ele.
Caso a PEC enfrente dificuldades, existe a possibilidade de apresentação de um projeto de lei como alternativa. No entanto, o líder do PSB afirmou que, neste momento, o foco está na tramitação da emenda constitucional.