Fim da escala 6x1 deve ser aprovado no primeiro semestre, diz líder do PSB na Câmara

O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta

Câmara dos Deputados

O líder do PSB na Câmara, Jonas Donizette, afirmou que a proposta que altera a escala de trabalho 6x1 deve avançar no Congresso ainda no primeiro semestre deste ano. O parlamentar falou em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (9).

O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e integra um conjunto de projetos que tratam da jornada de trabalho.

Segundo Donizette, a principal mudança discutida é a redução da carga semanal de 44 para 40 horas. “Quando você reduz a jornada, automaticamente você provoca uma mudança nos dias de trabalho. Mas é importante preservar o entendimento entre patrão e empregado”, afirmou ele.

Leia também

Como a proposta tramita na forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), serão necessários três quintos dos votos em dois turnos na Câmara e no Senado para aprovação. Ainda assim, Donizette avalia que há ambiente favorável. De acordo com ele, o caminho da PEC foi consensuado em reunião de líderes, inclusive com representantes da oposição.

“É uma pauta que tem respaldo na população. Quem trabalha nessa escala relata muito desgaste e pouco tempo para a família”, disse ele.

Caso a PEC enfrente dificuldades, existe a possibilidade de apresentação de um projeto de lei como alternativa. No entanto, o líder do PSB afirmou que, neste momento, o foco está na tramitação da emenda constitucional.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...