Metrô de BH: Novo trem, por enquanto, fica só na foto

Presente na cerimônia de inauguração da estação Novo Eldorado, novo trem do Metrô de BH ainda não operará com a abertura do terminal

Trem recém-adquirido na estação Novo Eldorado. Novidade só estará disponível nos próximos meses

Nesta segunda-feira (9), na cerimônia de inauguração da estação Novo Eldorado do Metrô de Belo Horizonte, o novo trem adquirido junto à empresa chinesa Changchun Railway Vehicles (CRRC) foi uma das atrações do evento. O vagão moderno e tecnológico estava sobre os trilhos do terminal que começa a operar nesta terça-feira (10) com direito a passagem gratuita nos dois primeiros dias de operação.

Quem chegar a nova estação nesta terça, no entanto, viajará nos mesmos vagões em operação nas outras 19 paradas da linha 1 do metrô. O novo trem, apresentado pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo vice Mateus Simões (PSD) na última semana, ainda deve passar por testes nos próximos meses antes de começar a funcionar.

A renovação da frota será feita com carros com ar condicionado, Wi-Fi câmeras de vigilância, painéis informativos com dados em tempo real, sistema de contagem automática de passageiros e tecnologia de frenagem regenerativa (sistema para reaproveitamento de energia gerado durante a desaceleração dos vagões).

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...