Reocupar o Centro é estratégico para Belo Horizonte, diz secretário

O secretário argumenta que o movimento de reocupação do bairro e de seus entornos é estratégico para tornar o Centro mais “vibrante” e com maior “vitalidade”

Céu azul na Região Centro-Sul de Belo Horizonte

O secretário de Política Urbana de Belo Horizonte, Leonardo Castro, defendeu, em entrevista à Itatiaia pouco após audiência pública que discutiu o projeto da prefeitura que quer revitalizar o Centro da capital, que mais pessoas morando no bairro é “uma estratégia fundamental” para se ter equilíbrio na cidade. A audiência aconteceu nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Belo Horizonte e contou com centenas de representantes de movimentos sociais, empresariais e de parlamentares.

“A gente está trazendo agora uma perspectiva nova para o Centro da cidade, que desde a sua primeira dimensão de planejamento, teve como objetivo, desde o plano diretor de 1996, a buscar esse movimento de reocupação dos edifícios ociosos, de adensamento, uma vez que nesse pedaço da cidade tá a principal infraestrutura de mobilidade, de saúde, de educação, comércio e serviço”, pontua.

“Então, hoje a gente traz aqui uma área que já é consolidada do ponto de vista de urbanização, então não tem conflitos com as áreas ambientais da cidade. Então, o Centro, esse lugar preferencial para ocupação, não precisa cortar nenhuma árvore para ocupar os terrenos vagos que existem, os galpões que existem. Em relação à questão da moradia, é uma área muito vocacionada para receber moradia de renda baixa, de renda média também. Então, essa diversidade que é característica do Centro, ela também é viabilizada a partir desse projeto”, acrescenta.

O secretário argumenta que o movimento de reocupação do bairro e de seus entornos é estratégico para tornar o Centro mais “vibrante” e com maior “vitalidade”. “Tirando proveitos das dinâmicas que já existem, o Centro é muito bom de Belo Horizonte, tem territórios culturalmente muito relevantes e a ideia não é dividir, é somar para que a cidade fique cada vez melhor”, pontua.

Leia também

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia

Ouvindo...