STJ convoca sessão extraordinária após nova denúncia de assédio contra Marco Buzzi

CNJ abre nova reclamação disciplinar e Corregedoria mantém apurações sob sigilo após segundo relato contra ministro do STJ

Ministro do STJ Marco Buzzi da Quarta Turma

O Superior Tribunal de Justiça marcou para esta terça-feira (10), às 10h, uma sessão extraordinária após o surgimento de uma nova denúncia de assédio sexual envolvendo o ministro Marco Buzzi. A convocação para analisar a situação do ministro foi feita na noite de segunda-feira (9), em um oficio enviado pelo presidente da Corte, Herman Benjamin, aos demais colegas.

Em nota divulgada na noite de segunda, a Corregedoria Nacional de Justiça afirmou que realiza diligências sobre o caso e confirmou ter ouvido a possível nova “vítima de fatos análogos àqueles objeto de procedimento em curso”. Segundo o órgão, foi aberta nova reclamação disciplinar para apurar os fatos. Os procedimentos tramitam sob sigilo.

A primeira denúncia envolve uma jovem de 18 anos que passava as férias de janeiro na casa do ministro, em Balneário Camboriú (SC). Ela é filha de um casal de amigos do magistrado.

Leia também

De acordo com o relato, no dia 9 de janeiro, a jovem e o ministro estavam na praia quando ela entrou no mar. Segundo a denúncia, Buzzi teria tentado agarrá-la três vezes dentro da água. A jovem conseguiu se desvencilhar e contou o episódio aos pais.

A família deixou o local e seguiu para São Paulo, onde registrou boletim de ocorrência em uma delegacia. O caso está sob apuração.

Ministro divulga carta

À noite, o ministro Marco Buzzi enviou carta aos colegas do STJ na qual afirma ser inocente e diz que comprovará isso ao longo do processo. Ele informou estar “internado em hospital, sob acompanhamento cardíaco e emocional” e apresentou atestado médico de dez dias após a divulgação da primeira denúncia.

“De modo informal soube de fatos contra mim imputados, os quais igualmente repudio. Tudo está causando mágoas às pessoas da minha família e convivência”, escreveu.

Na mensagem, o ministro também destacou sua trajetória pessoal e profissional. “Tenho quase 70 anos de idade, trajetória pessoal e profissional ilibadas, casamento feliz, de 45 anos, que frutificou três filhas amorosas e minha família está coesa ao meu lado”, afirmou.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...