Cerimônia de Zema no metrô tem ausência de Damião e baixa adesão de deputados

Inauguração de nova estação do Metrô de BH foi o primeiro de uma série de anúncios no transporte em que políticos e autoridades foram convidados

Cerimônia teve a presença de deputados, da prefeita de Contagem e do ministro das Cidades

O mais recente compromisso metroviário do governador aconteceu na segunda-feira (9) na inauguração da estação Novo Eldorado e foi o primeiro a reunir autoridades e políticos, já que os compromissos anteriores eram protagonizados apenas por Romeu Zema (Novo) e seu vice — e pré-candidato ao Governo de Minas — Mateus Simões (PSD).

Deputados e vereadores foram convidados para participar da cerimônia, assim como a prefeita Marília Campos (PT), de Contagem, e Álvaro Damião (União Brasil), de Belo Horizonte.

Marília compareceu e fez um pronunciamento oficial. Já o prefeito belo-horizontino não foi ao evento. À Itatiaia, ele afirmou que não pôde ir à inauguração da nova estação porque estava em uma agenda já marcada com representantes de uma estatal chinesa em missão especial na capital mineira. Na agenda oficial de Damião consta uma reunião com membros da China Construction Southwest.

Entre os deputados convidados, a adesão foi baixa. De Brasília, vieram apenas Miguel Ângelo (PT), contagense e próximo a Marília Campos; e Newton Cardoso Jr. (MDB), correligionário do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB-PA), também presente no evento.

Da Assembleia Legislativa, compareceram os deputados Bim da Ambulância (Avante), Christiano Xavier (PSD) e Mauro Tramonte (Republicanos). Todos eles fizeram discursos oficiais na cerimônia, que teve ares de palanque eleitoral.

Entre os vereadores de BH, compareceram Pablo Almeida (PL); o presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos); e os correligionários do governador Braulio Lara (Novo) e Fernanda Pereira Altoé (Novo). Marcela Trópia, a terceira integrante do Novo no Legislativo da capital, não foi à cerimônia.

Em menos de um mês, Romeu Zema (Novo) teve três agendas relacionadas ao Metrô de Belo Horizonte em seu sprint final de ‘entregas’ antes de deixar o Governo de Minas para focar na corrida presidencial.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...