Em ano eleitoral, paternidade do Metrô de BH é tema paralelo em cerimônia

Em palanque com ‘zemistas’ e ‘lulistas’, papeis de Lula e Bolsonaro foram discutidos nas obras do Metrô de BH

Jader Filho (MDB-PA), ministro das Cidades do governo Lula (PT) inaugura estação do Metrô BH ao lado do governador Romeu Zema (Novo)

Na tarde de segunda-feira (9), a cerimônia de inauguração da Estação Novo Eldorado na linha 1 do Metrô de Belo Horizonte colocou sobre o mesmo palanque integrantes do governo estadual e do governo federal, além de parlamentares de diferentes colorações ideológicas — ou ao menos no alinhamento a Romeu Zema (Novo) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse cenário, a disputa pelos louros da ampliação do transporte na Grande BH pairou sobre o evento.

A liberação dos recursos federais — R$ 2,8 bilhões dos R$ 3,2 bilhões totais para as obras de ampliação do metrô e construção da linha 2 — se deu ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Na transição de governo, Lula manteve a concessão do modal de BH e a transferência da verba.

A situação foi salientada no discurso do vice-governador Mateus Simões (PSD), que se movimenta para unificar a direita nas eleições pelo Executivo em aceno ao bolsonarismo.

No pronunciamento, o pré-candidato ao Governo de Minas disse que ligou para agradecer a Rogério Marinho e Tarcísio de Freitas, ministros de Bolsonaro, respectivamente, de Desenvolvimento Regional e de Infraestrutura. Logo na sequência, ele agradeceu ao presente ministro das Cidades de Lula, Jader Filho (MDB-PA), por ter mantido a liberação dos recursos e classificou o gesto como um ‘senso de República’.

O tal ‘senso de República’ apareceu novamente nos discursos de Marília Campos (PT), prefeita de Contagem, e do deputado federal Miguel Ângelo (PT). Ambos exaltaram a cooperação entre governos de diferentes inclinações ideológicas em prol de obras como a ampliação da linha 1 do metrô e a construção da linha 2.

Em paralelo aos discursos amenos do palanque, o vereador Pablo Almeida (PL), nome forte do bolsonarismo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, esteve na cerimônia e foi veemente em dizer que: “o Governo Lula está querendo aproveitar de algo que não foram eles que fizeram”.

A frase foi dita pelo parlamentar em um vídeo de crítica ao ministro Jader Filho (enquanto o mesmo aparece no fundo gravando um registro dentro do vagão do metrô) enviado à imprensa e publicado no perfil de Instagram do vereador.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...