Governo de SP sanciona lei que permite sepultamento de animais no jazigo do tutor

Legislação já está em vigor e reconhece o vínculo afetivo entre humanos e bichos de estimação; Alesp aprovou projeto em dezembro de 2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, nesta terça-feira (10), a lei que autoriza que os animais de estimação, como cães e gatos, sejam enterrados em jazigos familiares em todo o estado.

A lei, conhecida como “Bob Coveiro”, reconhece o vínculo afetivo entre os tutores e os bichos. O projeto havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2025.

A legislação, que já está em vigor, foi inspirada no caso de um cão que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra e, quando morreu, foi autorizado ser enterrado junto à tutora.

Leia também:

De acordo com o texto, caberá aos serviços funerários de cada município estabelecer as regras para o sepultamento dos animais. As despesas serão de responsabilidade da família dona do jazigo ou da sepultura.

No caso de cemitérios particulares, a legislação permite a definição de regras próprias para o sepultamento de cães e gatos, desde que observadas as normas legais vigentes.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...