A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta terça-feira (10), uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos a bancos na modalidade conhecida como “novo cangaço”.
A ação é conduzida pela Delegacia de Polícia de Cravinhos, no interior do estado, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.
As investigações apontaram que os suspeitos planejavam ataques a bancos com uso de extrema violência, armamento pesado e recursos tecnológicos. A partir das apurações, a Justiça expediu 20 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão, cumpridos nas cidades de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.
Leia também:
Suspeito de integrar quadrilha morre em ação policial na Grande BH Golpe da caçamba de entulho causa prejuízo a vários clientes em BH; veja vídeo Sobe para 15 o número de mortos durante a ‘Operação Chuvas’ em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, o grupo se preparava para agir em breve, o que levou as forças de segurança a adotarem uma atuação preventiva.
A organização criminosa pretendia utilizar fuzis de alto poder destrutivo, inclusive calibre .50, além de veículos blindados, artefatos explosivos, drones e outros equipamentos táticos característicos do “novo cangaço” — modalidade de roubo marcada pelo uso de armamento pesado, explosivos e ações violentas, geralmente em cidades do interior, com cercos urbanos e confronto com a polícia.
A operação, denominada Volante, conta ainda com a participação de equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).
A ação também tem apoio da Polícia Militar, com efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior.