‘Novo cangaço': Polícia Civil mira quadrilha que planejava ataque a banco em SP

Investigação revelou que o grupo contava com fuzis, veículos blindados e artefatos; segundo a PC, os bandidos agiriam em breve

A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta terça-feira (10), uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos a bancos na modalidade conhecida como “novo cangaço”.

A ação é conduzida pela Delegacia de Polícia de Cravinhos, no interior do estado, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

As investigações apontaram que os suspeitos planejavam ataques a bancos com uso de extrema violência, armamento pesado e recursos tecnológicos. A partir das apurações, a Justiça expediu 20 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão, cumpridos nas cidades de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.

Leia também:

Segundo a Polícia Civil, o grupo se preparava para agir em breve, o que levou as forças de segurança a adotarem uma atuação preventiva.

A organização criminosa pretendia utilizar fuzis de alto poder destrutivo, inclusive calibre .50, além de veículos blindados, artefatos explosivos, drones e outros equipamentos táticos característicos do “novo cangaço” — modalidade de roubo marcada pelo uso de armamento pesado, explosivos e ações violentas, geralmente em cidades do interior, com cercos urbanos e confronto com a polícia.

A operação, denominada Volante, conta ainda com a participação de equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

A ação também tem apoio da Polícia Militar, com efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...