A Polícia Civil de São Paulo apreendeu carros de luxo e um fuzil durante uma operação que desarticulou um esquema ligado à
Entre os veículos de alto valor apreendidos estão um Porsche, além de um carro e uma moto da BMW, o que evidencia o padrão de vida elevado mantido pelos investigados. A ação, realizada nesta quinta-feira (18), também resultou na prisão de um homem.
Nos endereços, os policiais encontraram R$ 180 mil em dinheiro e US$ 3 mil em espécie. Um fuzil calibre 7,62, um revólver e uma pistola também foram localizados. A Polícia Civil saiu às ruas para cumprir quatro mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas na capital paulista, em Carapicuíba, Bragança Paulista e Botucatu, além de endereços na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Entenda como funcionava o esquema
A Polícia Civil afirma que as investigações tiveram início há cerca de quatro meses, quando as equipes identificaram envolvidos em uma quadrilha de tráfico de drogas. Os investigadores obtiveram autorização judicial para a quebra de sigilo telefônico e telemático.
Com o avanço das apurações, a polícia identificou a existência de um esquema mais amplo por trás da venda dos entorpecentes. Os investigados mantinham negociações na região de Ponta Porã, que faz fronteira com o Paraguai, para adquirir as substâncias e vendê-las a preços mais altos em solo paulista.
“Com esse serviço ilícito, eles adquiriram bens, imóveis, carros de luxo, relógios e outros itens de alto valor. Todo o dinheiro obtido era lavado por meio de empresas de fachada, para passar despercebido”, explicou o delegado Tárcio Severo, que coordenou a operação.
Severo destacou a importância de atingir o núcleo financeiro das organizações criminosas. “Nós conseguimos retirar os recursos para que eles não consigam mais investir nesse esquema ilícito, além de apreender o que foi adquirido por meio do crime”, ressaltou.