Ouvindo...

Bolsonaro diz que Ciro Gomes e a esquerda apoiaram André Fernandes em Fortaleza

O segundo turno na capital cearense dividiu parte do PDT, já que o candidato do partido, José Sarto, terminou a eleição em terceiro lugar e não conseguiu se reeleger

Ciro Gomes não declarou apoio oficial para nenhum dos candidatos que disputaram a prefeitura de Fortaleza no segundo turno

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última terça-feira (29) que Ciro Gomes (PDT) apoiou o nome de André Fernandes (PL) no segundo turno em Fortaleza contra Evandro Leitão (PT), mesmo sem um posicionamento oficial do pedetista.

A declaração foi dada durante uma coletiva com a imprensa em Brasília, quando Bolsonaro foi questionado sobre a ausência na campanha de Fernandes no segundo turno. De acordo com o ex-presidente, a decisão foi tomada por ele para não “atrapalhar” o candidato do PL, que perdeu as eleições. “A estratégia foi minha, não foi dele [André Fernandes], abrindo o jogo aqui. Começou com o Ciro apoiando ele, a esquerda apoiando. Se eu fosse lá na reta final poderia atrapalhá-lo. Então eu deixei ele livre, leve e solto”, declarou.

Leia também

No primeiro turno, Ciro Gomes participou discretamente da campanha de José Sarto (PDT), que tentava a reeleição, mas não se manifestou no segundo turno. O partido do ex-ministro adotou uma posição neutra nas eleições, mas internamente alguns membros divergiram de opinião. O presidente nacional da sigla, André Figueiredo (PDT), participou do comício de Leitão em Fortaleza enquanto o ex-prefeito pedetista da capital cearense, Roberto Cláudio, e Prisco Bezerra (PDT), suplente de Cid Gomes (PSB) no senado, embarcaram na campanha de Fernandes.

Bolsonaro ainda disse que não conversou com Ciro, mas que tem “curiosidade” de dialogar com o ex-ministro. “Não conversei com o Ciro. Tenho curiosidade, gostaria de conversar com ele um dia. Não sei se ele iria querer conversar comigo, né? Mas conversaria com ele sem problemas”, afirmou.

Mesmo com a derrota de Fernandes no Ceará, o ex-presidente disse que “fica feliz” ao ver uma “jovem liderança de direita despontando no Nordeste”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.