Ouvindo...

Bolsonaro diz que Ciro Gomes e a esquerda apoiaram André Fernandes em Fortaleza

O segundo turno na capital cearense dividiu parte do PDT, já que o candidato do partido, José Sarto, terminou a eleição em terceiro lugar e não conseguiu se reeleger

Ciro Gomes não declarou apoio oficial para nenhum dos candidatos que disputaram a prefeitura de Fortaleza no segundo turno

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última terça-feira (29) que Ciro Gomes (PDT) apoiou o nome de André Fernandes (PL) no segundo turno em Fortaleza contra Evandro Leitão (PT), mesmo sem um posicionamento oficial do pedetista.

A declaração foi dada durante uma coletiva com a imprensa em Brasília, quando Bolsonaro foi questionado sobre a ausência na campanha de Fernandes no segundo turno. De acordo com o ex-presidente, a decisão foi tomada por ele para não “atrapalhar” o candidato do PL, que perdeu as eleições. “A estratégia foi minha, não foi dele [André Fernandes], abrindo o jogo aqui. Começou com o Ciro apoiando ele, a esquerda apoiando. Se eu fosse lá na reta final poderia atrapalhá-lo. Então eu deixei ele livre, leve e solto”, declarou.

Leia também

No primeiro turno, Ciro Gomes participou discretamente da campanha de José Sarto (PDT), que tentava a reeleição, mas não se manifestou no segundo turno. O partido do ex-ministro adotou uma posição neutra nas eleições, mas internamente alguns membros divergiram de opinião. O presidente nacional da sigla, André Figueiredo (PDT), participou do comício de Leitão em Fortaleza enquanto o ex-prefeito pedetista da capital cearense, Roberto Cláudio, e Prisco Bezerra (PDT), suplente de Cid Gomes (PSB) no senado, embarcaram na campanha de Fernandes.

Bolsonaro ainda disse que não conversou com Ciro, mas que tem “curiosidade” de dialogar com o ex-ministro. “Não conversei com o Ciro. Tenho curiosidade, gostaria de conversar com ele um dia. Não sei se ele iria querer conversar comigo, né? Mas conversaria com ele sem problemas”, afirmou.

Mesmo com a derrota de Fernandes no Ceará, o ex-presidente disse que “fica feliz” ao ver uma “jovem liderança de direita despontando no Nordeste”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.