O jingle da campanha do candidato à prefeitura de
No TikTok, alguns vídeos com a música ultrapassam um milhão de visualizações e furaram a bolha da capital cearense. “Não sei quem é Sarto, só sei que amei essa música” e “Estou para transferir meu título para Fortaleza apra tirar o Sarto” são apenas alguns dos comentários de internautas publicados na internet.
Fernandes investiu R$89.256,00 na criação de jingles, produzidos pela Kreator Comunicação e Marketing. Um dos sócios da empresa é Kawan Menezes Ponte Miranda, ex-assessor parlamentar denunciado em 2022 pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por homofobia.
O episódio aconteceu em 2021, no município de Sobral. Na ocasião, ele colocou uma placa com a figura de um veado em uma faixa de pedestre pintada com as cores do arco-íris e publicou o vídeo nas redes sociais. Para o MPCE, Kawan teve a intenção de ridicularizar, ofender e incitar a discriminação e a violência contra pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Faixas com as cores do arco íris estão no cruzamento da Avenida Dom José com a Rua Deolindo Barreto, em Sobral
A Itatiaia procurou o MPCE, que informou que está aguardando o Poder Judiciário decidir a data da audiência que irá ouvir Kawan e testemunhas.
Além de "É Culpa do Sarto”, o candidato do PL lançou outras músicas no estilo brega-funk para impulsionar a campanha: “Chega de Mamata”, “Tu Vota 22", “Tchau Pro Sarto”, “André Que Geral Vota”, “Lapada do André", “Me Fala Quem É Seu Prefeito”, "É Assim Que Fortal Vai Votar”, “A Esquerda Tá Desesperada” e “Fecha Com André".
Resposta do Sarto
Em resposta, o candidato à reeleição, José Sarto, fez uma releitura da música "É Culpa do Sarto”, divulgada, também, nas redes sociais, com o nome de “Tem Que Votar no Sarto”.
Para a Justiça Eleitoral, o pedetista declarou que gastou R$100 mil na criação de jingles, slogans e vinhetas, mas não detalhou qual a empresa responsável.
Apesar da música resposta, o jingle oficial da candidatura do atual prefeito de Fortaleza é um forró chamado “Mudança Sem Parar”.
Pesquisas eleitorais em Fortaleza
A última pesquisa Quaest em Fortaleza, divulgada no dia 11 de setembro, mostrou que Capitão Wagner (União Brasil) tem 24% das intenções de voto. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão empatados com 21% e, atrás, aparece José Sarto (PDT) 18%.
Nota na íntegra do MPCE
“O Ministério Público do Estado do Ceará informa que está aguardando o Poder Judiciário designar data para a realização da audiência de instrução, na qual serão ouvidos o réu e as testemunhas do caso”.