O vereador Gabriel Azevedo (MDB), atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e ex-candidato a prefeitura da capital, afirmou que já se considera pré-candidato em 2028 ao cargo de prefeito. Ele afirmou ainda que não tem pretensões para o ano de 2026.
“Como a justiça eleitoral não define o período de uma pré-candidatura, tá claro, eu sou pré-candidato a prefeito em 2028. E muita gente me questiona, mas não vai ser candidato em 2026 a deputado, a senador, a governador, algo que seja? Gente, não era discurso de campanha, não é fala momentânea, eu sou apaixonado por Belo Horizonte. A minha vida pública, a minha causa política é essa cidade e eu me dediquei a ela durante oito anos como vereador e vou me dedicar ainda agora nos próximos tempos como professor, como jornalista, como cidadão, como empreendedor, como alguém que vai participar de vários setores da cidade e vai estar presente nas discussões”, declarou.
A resposta foi dada pelo vereador para a Itatiaia após ser questionado sobre a decisão de manter a neutralidade no segundo turno das eleições municipais, mesmo após reuniões com Fuad Noman (PSD), e Bruno Engler (PL), que estavam na disputa.
“Sou alguém que se posiciona a favor da coerência. E ao longo do segundo turno, as pessoas me encontravam na rua e me pediam para fazer exatamente isso. Depois das críticas profundas que fiz no primeiro turno, um posicionamento fosse diferente e ia cobrar de mim algo que eu não abro mão. Ser muito fiel e completamente coerente”, disse.
Gabriel Azevedo não emplacou no primeiro turno, mas obteve 133.728 votos, 59.263 a menos do que Mauro Tramonte (Republicanos), que ficou em terceiro lugar.