Oposição define prioridades para volta do recesso parlamentar

Derrubada de vetos da Dosimetria e CPMI do Banco Master dependem de sessâo conjunta do Congresso

O deputado federal Domingos Sávio, presidente do PL em Minas Gerais

A oposiçâo já definiu as prioridades para a volta do carnaval no Parlamento. As pautas que a base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reivindica dependem de sessão conjunta do Congresso Nacional, que o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) ainda não marcou.

A primeira delas é a votação do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Dosimetria. A oposição afirma ter votos para a derrubada. Se o veto cair, segundo o presidente do Partido Liberal em Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, alguns presos do 8 de janeiro seriam libertados de imediato e a pena de Bolsonaro caíria de cerca de 27 anos para aproximadamente 10 anos.

CPMI do Master

A CPMI do Banco Master também está entre os assuntos prioritários para a oposição. Assim como a votação dos vetos, a instalação depende da leitura na sessão conjunta do Congresso, o que segundo Domigos Sávio é obrigatório pelo regimento, já que o número de assinaturas foi alcançado.

A base de Bolsonaro promete fazer pressão para que Alcolumbre marque a data, o que ainda não está previsto.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...