Fim da Escala 6X1 gera disputa por protagonismo entre Governo e Congresso

Negociação pode envolver tramitação de PL junto com PEC

Congresso Nacional

O fim da Escala 6X1 é alvo de disputa entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Em ano eleitoral, a pauta considerada de apelo popular pode ser um trunfo nas eleições. Se a matéria for aprovada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a promulgação é feita por Davi Alcolumbre (União Brasil) e o protagonismo será do Congresso Nacional.

Se o governo ou a bancada petista investirem no Projeto de Lei (PL) e a proposta for aprovada nesta formatação, a sanção fica a cargo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será contabilizada como saldo de Lula.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT), um dos autores da PEC, afirma que uma proposta não exclui a outra, mas defende que a Proposta de Emenda à Constituição é mais ampla porque abrange o funcionalismo e altera a carta magna, sendo mais difícil uma reversão.

A defesa do parlamentar é a implementação imediata da escala 5X2 e a redução gradativa da carga horária até 2030.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...