Setor de serviços em Minas Gerais fecha 2025 com o pior desempenho em quatro anos

O resultado anual de 0,2% foi impactado pelo transporte de carga e contrasta com o crescimento nacional de 2,8% registrado no mesmo período

Em 2025, categoria foi impactada principalmente pelo setor de transportes de carga ferroviária e rodoviária

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026), revelam que o setor mineiro enfrentou forte instabilidade. Em dezembro de 2025, houve queda de 0,8%, puxada pelos serviços prestados às famílias e pelo transporte rodoviário de carga. Apesar do recuo geral, o segmento de informação e comunicação conseguiu encerrar o acumulado do ano com variação positiva de 3%.

Leia a matéria completa

Produção de grãos em Minas Gerais deve atingir 18,8 milhões de toneladas

O 5º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento projeta que Minas Gerais colherá 18,8 milhões de toneladas na safra 2025/26. O desempenho positivo é sustentado pelo incremento de 2,3% na área plantada, enquanto a produtividade deve permanecer estável. A soja lidera o volume com 8,9 milhões de toneladas, apesar de uma queda prevista de 2,2%, ao passo que as culturas de milho, feijão e algodão apresentam tendência de alta na produção estadual.

Leia a matéria completa

Ministro Nunes Marques suspende ação da dívida de Minas Gerais por 180 dias

O ministro Nunes Marques suspendeu a ação sobre a dívida de Minas Gerais com a União para viabilizar a entrada do Estado no Propag. O governo mineiro já iniciou os pagamentos em janeiro com uma parcela de R$ 102 milhões e ofereceu ativos como a Cidade Administrativa e o Hospital Risoleta Neves para abater o saldo de R$ 180 bilhões. O programa aprovado em dezembro de 2024 permite quitar o débito em 30 anos com redução de juros mediante a federalização de bens e investimentos em áreas sociais.

Leia a matéria completa

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...