Líderes avaliam assistir desfile de homenagem a Lula em camarote no RJ

Petista pediu que parlamentares não usem dinheiro público

Líderes avaliam assistir desfile em camarote no RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou líderes para assistirem ao desfile da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, no próximo domingo (15). O convite foi feito no jantar da última quarta-feira (4), na Granja do Torto, em Brasília.

O petista será homenageado pela escola. Políticos convidados disseram à coluna que terão acesso liberado ao camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro e serão recebidos pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), que assistirá ao desfile ao lado de Lula.

No dia do convite, Lula orientou os parlamentares a ‘não usarem dinheiro público’ e arcarem com despesas de hotel e passagens com recursos próprios. A mesma orientação foi publicada, em nota, para ministros na ultima sexta-feira (13).

Depois da resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) ao pedido do Partido Novo para suspender o desfile, alegando propaganda eleitoral extemporânea, o Planalto alinhou diretrizes.

Embora a ministra Carmém Lúcia tenha liberado o desfile, alegando que nâo pode haver censura prévia, ela alertou que as participações podem ter consequências e disse que “o carnaval não pode ser fresta para ilícitos”.

A partir da declaração, o Planalto desencentivou a participaçâo de ministros, principalmente percorrendo a avenida em desfiles, e alguns líderes reavaliam até se vâo assistir a festa no camarote. A dúvida é se prestigiam o presidente Lula ou arriscam uma rota de colisão com a justiça eleitotal.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...