O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou líderes para assistirem ao desfile da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, no próximo domingo (15). O convite foi feito no jantar da última quarta-feira (4), na Granja do Torto, em Brasília.
O petista será homenageado pela escola. Políticos convidados disseram à coluna que terão acesso liberado ao camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro e serão recebidos pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), que assistirá ao desfile ao lado de Lula.
No dia do convite, Lula orientou os parlamentares a ‘não usarem dinheiro público’ e arcarem com despesas de hotel e passagens com recursos próprios. A mesma orientação foi publicada, em nota, para ministros na ultima sexta-feira (13).
Depois da resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) ao pedido do Partido Novo para suspender o desfile, alegando propaganda eleitoral extemporânea, o Planalto alinhou diretrizes.
Embora a ministra Carmém Lúcia tenha liberado o desfile, alegando que nâo pode haver censura prévia, ela alertou que as participações podem ter consequências e disse que “o carnaval não pode ser fresta para ilícitos”.
A partir da declaração, o Planalto desencentivou a participaçâo de ministros, principalmente percorrendo a avenida em desfiles, e alguns líderes reavaliam até se vâo assistir a festa no camarote. A dúvida é se prestigiam o presidente Lula ou arriscam uma rota de colisão com a justiça eleitotal.