Lula orienta ministros a não opinarem sobre caso Master

Petista defende que Supremo resolva a própria crise, sem interferência do governo

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) orientou os ministros a não opinarem sobre a crise do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao Banco Master.

O ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação da Presidência, foi escalado pelo presidente para levar a mensagem para seus pares.

Na leitura do Palácio do Planalto, a Suprema Corte deve resolver suas questões sem a interferência do Executivo.

Leia também

Na cúpula do governo, há a interpretação de que “querem jogar a crise no colo de Lula”, que não vai aceitar essa pressão.

No Congresso, algumas lideranças afirmam que a sugestão de renúncia do ministro Dias Toffoli já seria uma realidade e que a liberação de mais uma vaga no STF possibilitaria uma indicação do governo.

O entorno de Lula nega qualquer articulação nesse sentido. O petista orientou seus ministros a não fazerem qualquer comentário sobre o caso “nem em público nem no privado”.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...