Primeiro ato de Mendonça no caso Master é convocar reunião com a PF

Novo relator do inquérito no STF quer panorama das investigações após saída de Dias Toffoli da condução do processo

O ministro STF, André Mendonça

No primeiro ato após assumir a relatoria do inquérito que apura suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, convocou para esta sexta-feira (13) uma reunião com delegados da Polícia Federal que atuam nas investigações.

O encontro tem como objetivo apresentar ao novo relator um panorama detalhado do andamento do inquérito, incluindo o que já foi apurado e quais devem ser os próximos passos da apuração. A informação foi divulgada inicialmente pelos ‘Estadão’ e confirmada pela Itatiaia.

Mendonça foi definido como relator do chamado “caso Master” na quinta-feira (12), após a saída do ministro Dias Toffoli da condução do processo. A redistribuição foi encaminhada ao presidente da Corte, Edson Fachin, e contou com a participação dos demais ministros, exceto Toffoli e Fachin.

Leia também

A mudança ocorreu depois que mensagens com menções a Toffoli foram encontradas no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, apreendido pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero. De acordo com apuração da Itatiaia, os diálogos fariam referência a pagamentos e tratativas envolvendo o nome do ministro.

Em nota divulgada após reunião a portas fechadas, os ministros do Supremo afirmaram que não há cabimento para arguição de suspeição, reconheceram a validade dos atos já praticados por Toffoli e manifestaram apoio pessoal ao magistrado, destacando a inexistência de impedimento.

O Banco Master foi posteriormente liquidado pelo Banco Central do Brasil. O inquérito chegou ao Supremo por determinação do próprio Toffoli, após pedido da defesa de Vorcaro.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...