Oposição diz ter conseguido assinaturas para CPI do Banco Master no Senado

Requerimento é de autoria do senador Eduardo Girão, que afirma ter reunido o apoio de 42 parlamentares

O senador Eduardo Girão (NOVO-CE)

O senador Eduardo Girão (NOVO-CE) afirmou na segunda-feira (20) ter conseguido assinaturas suficientes para protocolar um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no Banco Master.

Segundo ele, o requerimento é apoiado por 42 senadores, ou seja, mais do que o mínimo necessário, de 27 parlamentares.

“Acabamos de conquistar 42 assinaturas no Senado Federal para abrir imediatamente uma Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI para investigar o maior escândalo do sistema bancário da história do País que envolve pessoas poderosas. Ou seja: a MAIORIA da Casa Revisora da República quer a abertura da CPI que eu apresentei há dois meses”, escreveu Girão em suas redes sociais.

Agora, cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ler o requerimento em uma sessão do plenário da Casa para que a CPI seja criada. A instalação do colegiado, no entanto, ainda depende da indicação de seus integrantes pelos partidos.

Leia também:

Uma investigação da PF aponta que o Banco Master estaria envolvido na venda de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Batizada de “Compliance Zero”, a operação apura a prática dos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais.

A instituição teve sua liquidação decretada pelo Banco Central em novembro de 2025, enquanto seu dono, Daniel Vorcaro, foi preso.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...