Integrantes da oposição acreditam que o impacto econômico da guerra entre Estados Unidos e Irã vai prejudicar a corrida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição. O fechamento do Estreito de Hormuz, por onde passa mais de 20% do petróleo mundial, e a duração do conflito devem gerar alta do preço dos combustíveis no mundo, incluindo o Brasil.
Demanda internacional
Há uma previsão de aumento da demanda externa para a Petrobrás, o que pode elevar o preço no mercado interno. Como a economia é um pilar importante na corrida eleitoral, aliados de Bolsonaro acreditam que Lula pode sofrer perdas no eleitorado caso os combustíveis disparem e gerem um efeito cascata na inflação.
Petrobrás
A base petista já considera um plano de contenção em que a Petrobrás tem que intervir para controlar os preços e amenizar o impacto no bolso do cidadão.
Bolsonaro
Segundo a oposição, esse pode ser o primeiro grande teste internacional de Lula, comparado à pandemia e ao início da guerra entre Rússia e Ucrânia para Bolsonaro. O ex-presidente lançou mão de uma redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que depois foi reclamada por governadores e prefeituras que perderam em arrecadação.
De acordo com fontes ouvidas pela coluna, a administração da crise pode custar não apenas a reeleição de Lula como pode impactar também o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), que é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais.