Ouvindo...

Movimentos convocam manifestações contra urgência de anistia e PEC da blindagem

Entidades sociais, parlamentares e artistas usaram as redes sociais para pedir mobilização contra os dois textos aprovados pela Câmara dos Deputados nesta semana

O protesto, em São Paulo, terá concentração em frente ao MASP, na avenida Paulista.

Entidades do movimento estudantil e parlamentares aliados do presidente Lula (PT) convocaram atos em diversas capitais do Brasil para o próximo domingo (21). As manifestações protestam contra o avanço do Projeto de Lei (PL) que concede anistia a condenados por atos antidemocráticos e também contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem.

A mobilização também recebeu o aval da classe artística, com o apoio de cantores como Anitta e Caetano Veloso.

Leia também

Em São Paulo, os protestos foram convocados pelos deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Érika Hilton (PSOL), com início previsto para as 14h. A concentração deve ocorrer em frente ao MASP, na avenida Paulista.

No Distrito Federal, o protesto será a partir das 9h, com concentração no Museu da República.

Em Curitiba, manifestantes irão se reunir na Boca Maldita, tradicional ponto de encontro localizado no centro da capital paranaense, às 14h.

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, os horários e locais dos atos ainda não foram definidos.

PEC da Blindagem

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (16), a proposta que aumenta a proteção judicial para deputados e senadores, conhecida como PEC da Blindagem.

Em uma manobra de tramitação relâmpago, o texto foi votado e aprovado em primeiro e segundo turnos no mesmo dia. A proposta agora segue para análise no Senado Federal, ainda sem previsão de votação.

O texto prevê que parlamentares só poderão ser alvos de medidas cautelares expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e não por instâncias inferiores.

A proposta também estabelece que deputados e senadores só poderão ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis, como o racismo. A manutenção da prisão deverá ser aprovada pelo Legislativo.

Além disso, a PEC amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional.

PL da Anistia

Na última quarta-feira (17), os deputados aprovaram, por maioria, o regime de urgência para a tramitação de uma proposta que prevê anistia a condenados por atos antidemocráticos realizados a partir de outubro de 2022.

A medida abrange os envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023, realizadas após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a sessão, foram registrados 311 votos a favor, 163 contrários e 7 abstenções.

Partidos como PL, PRD, Novo, Avante e Cidadania foram 100% favoráveis ao texto, com todos os seus deputados votando pela aprovação.

Já legendas como PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede votaram totalmente contra a proposta.

Siglas como União Brasil, Republicanos, Progressistas, PSD, MDB, Podemos, PSDB e Solidariedade apresentaram votos divididos.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.