Flávio Bolsonaro vai a Israel em primeira agenda internacional como pré-candidato à Presidência

Senador participará de conferência em Jerusalém ao lado de Benjamin Netanyahu e busca projetar imagem de liderança alinhada à direita conservadora internacional

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pré-candidato à Presidência da República em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) inicia sua agenda internacional com uma viagem a Israel, onde deve participar de um evento ao lado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A expectativa é que Flávio seja um dos palestrantes da Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, marcada para os dias 26 e 27 de janeiro, em Jerusalém. O encontro deve reunir autoridades e lideranças políticas internacionais, com Netanyahu como um dos principais nomes do evento.

Segundo interlocutores, a participação na conferência é vista como uma oportunidade para Flávio Bolsonaro reforçar seu discurso de alinhamento com Israel e de defesa da comunidade judaica.

A estratégia dialoga com uma ala da direita conservadora brasileira que manifesta apoio ao governo israelense e costuma levar bandeiras do país a atos políticos no Brasil.

A agenda internacional também faz parte da estratégia do senador para se contrapor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem feito críticas recorrentes ao governo Netanyahu, especialmente em relação às ações militares de Israel na Faixa de Gaza. Em razão dessas declarações, Lula foi declarado “persona non grata” em Israel.

Em entrevista à agência Reuters, divulgada nesta segunda-feira (22), Flávio afirmou que pretende buscar apoio internacional para fortalecer sua pré-candidatura.

“Eu pretendo estar nos Estados Unidos, na América Latina e em países como Argentina e Chile, onde a direita tem mostrado força. Também pretendo ir a Israel, a alguns países do Oriente Médio e da Europa”, afirmou o senador.

Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto em 5 de dezembro, poucos dias após visitar o pai, preso desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...