’Candidato da Casa, sem carimbo’, diz Bulhões sobre candidatura de Odair Cunha ao TCU

Além de partidos de esquerda, petista deve ter apoio de legendas como PP, Republicanos e MDB

Odair Cunha (PT-MG)

O deputado federal Odair Cunha (PT), candidato à próxima vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), terá amplo apoio fora da frente unificada de esquerda, segundo Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara dos Deputados.

A cadeira em disputa é ocupada atualmente pelo ministro Aroldo Cedraz, que completa 75 anos e se aposenta compulsoriamente no dia 26 deste mês. A votação é secreta e exige maioria absoluta dos votos. Das nove vagas do TCU, três são indicadas pela Câmara, três pelo Senado e três pelo governo federal.

Leia também

Estão na disputa os deputados federais:

  • Hugo Leal (PSD-RJ)
  • Hélio Bolsonaro (PL-RJ)
  • Elmar Nascimento (União-BA)
  • Danilo Forte (União-CE)
  • Odair Cunha (PT-MG), considerado o favorito e com apoio de partidos como Republicanos, PP e MDB.

“Odair é o favorito. Partidos de centro, em sua maioria, também vão votar nele. Além da esquerda unificada, Republicanos, MDB, acredito que o Podemos e parte do PP. Odair é o favorito. Candidato da Casa. Candidato sem carimbo”, afirmou Isnaldo Bulhões.

A votação ainda não foi agendada e, segundo o emedebista, pode ser realizada a qualquer momento.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...