‘Na lata': políticos usam IA para protestar contra desfile que homenageou Lula no Rio

Imagens geradas por inteligência artificial retratam famílias de parlamentares em latas que simulam embalagens de comida em conserva para ironizar desfile da Acadêmicos de Niterói

Nomes da direita como Sóstenes Cavalcante, Rogério Marinho e Deltan Dallagnol entraram na trend para protestar contra crítica feita em desfile de homenagem a Lula

Parlamentares de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizaram as redes sociais para reagir ironicamente ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o petista no desfile deste ano na Marquês de Sapucaí. Desde o domingo, quando o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, ganhou a avenida, nomes conservadores estão publicando imagens das próprias famílias estampando rótulos de latas em referência a uma das alas do cortejo.

Em uma das alas do desfile da escola niteroiense, famílias de direita e opositoras a Lula foram retratadas como latas de comida “em conserva”. Como resposta, parlamentares da oposição resolveram responder entrando no jogo.

O líder do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) é um dos políticos que entrou na trend. “Quem ai é conservador e com orgulho?!”, escreveu o parlamentar na legenda da publicação.

O senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro, também entrou na moda e aproveitou para fazer campanha para Flávio, filho do ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto.

“A esquerda zomba da família, alicerce do Brasil, e evidencia a perda da sintonia com o povo que trabalha, crê em Deus e educa seus filhos. É por isso que Lula e o PT perderam as ruas, e é por isso que a direita conservadora voltará a representar o Brasil real, com Flávio Bolsonaro na Presidência da República!”, escreveu o senador

As postagens estão sendo reproduzidas por outros nomes na direita e mesmo por usuários nas redes sociais que se identificam com o conservadorismo.

O desfile da Acadêmicos de Niterói se tornou o assunto principal da política neste Carnaval. Mais de uma dezena de opositores de Lula anunciaram que acionarão a Justiça Eleitoral contra Lula por entenderem que o cortejo configura campanha eleitoral antecipada, condição que pode tornar o petista impedido de disputar as eleições de outubro.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...