Lula recebe homenagem da Acadêmicos de Niterói e tem nome cantado na Sapucaí

Da capital carioca, o presidente retorna a Brasília, onde ficará até terça-feira (17), quando embarca para viagens de Estado à Coreia do Sul e à Índia

Lula recebe homenagem da Acadêmicos de Niterói e tem nome cantado na Sapucaí

A escola de samba Acadêmicos de Niterói desfilou na Sapucaí na noite deste domingo (15) com uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe de Estado esteve presente ao lado da esposa, Janja, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em meio à tensão sobre a possibilidade de o desfile ser classificado como propaganda eleitoral extemporânea, ou seja, “fora de hora”.

Em rápida passagem pela pista, Lula fez acenos e agradeceu aos integrantes da escola. Em seguida, o presidente ficou posicionado no camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro. Durante o desfile, o mandatário teve o nome gritado pelo público.

Da capital carioca, o presidente Lula retorna a Brasília, onde ficará até terça-feira (17), quando embarca para viagens de Estado à Coreia do Sul e à Índia.

A Acadêmicos de Niterói, atual campeã da Série Ouro, chegou ao Grupo Especial neste ano. A escola teve a missão de abrir o Carnaval com “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, utilizando a simbologia da resistência nordestina para narrar a trajetória do presidente. Longe de ser uma biografia meramente cronológica, a agremiação apostou na força da metáfora para conquistar os jurados e o público. Artistas participaram do desfile, entre eles os atores Paulo Vieira e Dira Paes.

O fio condutor do desfile foi o Mulungu, árvore típica do semiárido brasileiro que possui uma característica única: floresce com cores vibrantes mesmo nas condições climáticas mais severas. Para a Acadêmicos de Niterói, o Mulungu é a representação perfeita da resiliência de Lula e, por extensão, do povo brasileiro.

O desfile percorreu marcos fundamentais como a infância no Nordeste e a migração em busca de sobrevivência, passando pela fase de operário e contando a história do sindicato, ressaltando a luta pelos direitos dos trabalhadores. A chegada à Presidência da República como o ápice de um movimento coletivo também esteve em destaque.

Preocupação eleitoral

Com receio de que a homenagem seja enquadrada como propaganda eleitoral antecipada, o Diretório Nacional do PT recomendou aos militantes que assistiram ao desfile na Sapucaí a evitar o uso de qualquer vestimenta ou adereço que faça menção ao partido ou à reeleição de Lula.

Tentativas de impedir o desfile

Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou dois pedidos apresentados pelos partidos Novo e Missão que tentavam impedir a realização do cortejo. Apesar disso, os ministros destacaram que pode haver punições caso a Acadêmicos de Niterói cometa ilícitos eleitorais, como o pedido explícito de votos.

Neste domingo, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou um novo pedido, desta vez apresentado por uma ex-assessora de Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência, para tentar impedir o desfile.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...