Idosas fazem maratona no Carnaval: ‘Durante o dia em Olinda, a noite em Recife’

Segredo para aguentar o ritmo intenso, segundo elas, é manter uma boa alimentação, hidratar-se e optar por roupas leves

Maratona das amigas teve início na última quinta-feira (12), quando começaram os shows no palco do Marco Zero

Entre ladeiras históricas e palcos lotados, duas amigas transformaram o Carnaval em uma verdadeira prova de resistência. A artesã Maria Nascimento, de 64 anos, e a professora de educação física Flor Cavalcanti, de 70, decidiram encarar uma maratona na folia de 2026: passam o dia nos blocos pelas ruas de Olinda e, à noite, seguem para os shows e a programação no Recife.

“Durante o dia, em Olinda. Já durante a noite, em Recife. Nós, pernambucanas, somos assim. O que não nos falta é disposição para o Carnaval”, brincou a artesã.

Artesã Maria Nascimento, de 64 anos, e a professora de educação física Flor Cavalcanti, de 70

Para ela, o grande desafio é lidar com o cansaço por causa das poucas horas de sono. “Tem horas em que a gente sente um pouco de sono, dorme uma horinha e volta para a festa”, brincou a artesã, que neste domingo (15) saiu às ruas vestindo as cores da bandeira do Estado.

A maratona das amigas teve início na última quinta-feira (12), quando começaram os shows no palco do Marco Zero, principal polo da folia no Recife.

“Nós fazemos parte de alguns blocos de Olinda, blocos de mulheres e de pessoas com mais de 50 anos. Então encaramos essa maratona nas duas cidades”, contou a professora Flor Cavalcanti.

O segredo para aguentar o ritmo intenso, segundo elas, é manter uma boa alimentação, hidratar-se e optar por roupas leves.

“Olinda tem muitas ladeiras e o calor durante o dia é muito forte. É preciso ter esse cuidado para sair de lá e ainda curtir os shows no Marco Zero”, destacou Maria Nascimento.

Para as amigas, a sequência de festas seguirá até o aniversário de Olinda, onde moram. A cidade, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, celebra 492 anos no dia 12 de março — mesma data em que o Recife comemora 488 anos.

“Tem muita coisa ainda para a gente festejar. Então vamos continuar nos alimentando bem e nos hidratando para dar conta de tudo”, finalizou a professora.

Marco Zero

Neste domingo de Carnaval (15), o Marco Zero, principal palco da folia no Recife, recebeu shows de Mariene de Castro, Pixote e Sorriso Maroto. A programação no local segue até a próxima terça-feira (17).

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...