A Itatiaia acompanha a folia em Belo Horizonte, mas o Carnaval também é feito por quem trabalha para manter a cidade funcionando. Na tarde deste domingo (15), a Rádio de Minas conversou com garis que atuam na limpeza urbana e ajudam a deixar a capital mineira limpa antes, durante e depois dos blocos.
Entre eles está Alexandro Ribeiro, funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele contou como tem sido a rotina de trabalho em meio à movimentação intensa do Carnaval. “A expectativa é de muito trabalho”, disse.
“Estamos empenhados para deixar BH cada vez mais limpa. Estamos firmes e fortes com nossa equipe no combate para manter o Carnaval mais limpo este ano”, emendou o profissional.
Segundo Alexandro, a demanda aumenta consideravelmente nos dias de festa, principalmente nas regiões com grande concentração de foliões. “Nesse período agora a demanda é bem maior. Nossa equipe tem trabalhado bastante, tem dado bastante lixo aqui, mas está tudo sob controle. Com nosso esforço, estamos conseguindo manter BH mais limpa dessa vez”, completou.
Somente no primeiro dia de folia, nesse sábado (14), a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) teve mais de 233 toneladas de lixo coletadas. A quantia foi recolhida pelos mais de 1440 trabalhadores atuando na coleta de resíduos na capital mineira.
Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte, que realiza diariamente um balanço dos números do Carnaval de 2026. Ao todo, desfilaram 63 blocos nesse sábado.