O governador Romeu Zema (Novo) nomeou Rone Evaldo Barbosa como novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9) e define o comando da autarquia que passou por alterações recentes com a
Barbosa chega ao comando do Detran mineiro após breve passagem na Secretaria de Transportes e Trânsito de Anápolis-GO. Antes, atuou por mais de uma década no governo federal como Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia e com atuação no Ministério da Infraestrutura.
O engenheiro de formação também ocupou o cargo de conselheiro titular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2009 a 2019. Ele presidiu o órgão em 2015.
Graduado em Engenharia Civil, Barbosa é mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Transportes pela Universidade de Brasília - (UnB).
Novo Detran
Em dezembro do ano passado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em definitivo e o
Caberá à autarquia serviços como o controle do processo de formação de condutores; o emplacamento e licenciamento de veículos; e a fiscalização de trânsito. No comando do Detran, o salário de Rone Evaldo Barbosa será de R$ 12,3 mil, conforme
O texto que criou o novo Detran é um desdobramento da reforma administrativa enviada por Zema à Assembleia em 2023. Um dos pontos de mudanças da época era retirar as competências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Polícia Civil. No ano passado, o PL 4.081/2025 foi apresentado para estabelecer a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) como uma autarquia com autonomia administrativa.
O texto avançou na Assembleia e recebeu alterações durante a tramitação de segundo turno na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). As mudanças mais significativas foram a retomada do nome Detran para a autarquia responsável pela gestão do trânsito no estado. Também ficou determinado que o órgão ficará atrelado à Seplag e que seus servidores terão poder de polícia.