Zema define nome com experiência no governo federal como diretor-geral do novo Detran

Rone Evaldo Barbosa foi designado para o comando da autarquia de trânsito de Minas no Diário Oficial desta sexta-feira (9)

Definição do comando do novo Detran foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial do Estado

O governador Romeu Zema (Novo) nomeou Rone Evaldo Barbosa como novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9) e define o comando da autarquia que passou por alterações recentes com a retirada dos trabalhos da Polícia Civil.

Barbosa chega ao comando do Detran mineiro após breve passagem na Secretaria de Transportes e Trânsito de Anápolis-GO. Antes, atuou por mais de uma década no governo federal como Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia e com atuação no Ministério da Infraestrutura.

O engenheiro de formação também ocupou o cargo de conselheiro titular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2009 a 2019. Ele presidiu o órgão em 2015.

Graduado em Engenharia Civil, Barbosa é mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Transportes pela Universidade de Brasília - (UnB).

Novo Detran

Em dezembro do ano passado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em definitivo e o Zema sancionou o projeto que cria o novo Detran no estado. O órgão é atrelado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e tem funções semelhantes às da autarquia anterior, de mesmo nome e sob gestão da Polícia Civil.

Caberá à autarquia serviços como o controle do processo de formação de condutores; o emplacamento e licenciamento de veículos; e a fiscalização de trânsito. No comando do Detran, o salário de Rone Evaldo Barbosa será de R$ 12,3 mil, conforme determinado na legislação recém-aprovada.

O texto que criou o novo Detran é um desdobramento da reforma administrativa enviada por Zema à Assembleia em 2023. Um dos pontos de mudanças da época era retirar as competências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Polícia Civil. No ano passado, o PL 4.081/2025 foi apresentado para estabelecer a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) como uma autarquia com autonomia administrativa.

O texto avançou na Assembleia e recebeu alterações durante a tramitação de segundo turno na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). As mudanças mais significativas foram a retomada do nome Detran para a autarquia responsável pela gestão do trânsito no estado. Também ficou determinado que o órgão ficará atrelado à Seplag e que seus servidores terão poder de polícia.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...