Ouvindo...

Artistas se manifestam contra urgência do projeto da anistia e PEC da blindagem

Famosos como Anitta e Caetano Veloso usaram as redes sociais para chamar a atenção dos seguidores para os textos recentemente aprovados na Câmara dos Deputados

Os dois textos foram aprovados pela Câmara dos Deputados nesta semana.

Diversos artistas brasileiros estão utilizando as redes sociais para se manifestar contra a aprovação do regime de urgência do projeto que concede anistia a condenados pelos atos antidemocráticos, além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, conhecida como PEC das Prerrogativas ou PEC da Blindagem, na Câmara dos Deputados.

Entre os famosos que se posicionaram contrários às medidas estão atores e cantores como Anitta, Cláudia Abreu, Ana Carolina, Marcos Palmeira e Matheus Nachtergaele.

Leia também

Caetano Veloso também publicou um vídeo em que se refere ao texto aprovado pelos deputados como “PEC da bandidagem”. “A gente tem que ir para as ruas, para a frente do Congresso, como já fomos outras vezes: não vamos admitir isso com o povo”, declarou o músico.

Manifestação

Parlamentares da base do governo Lula (PT) estão convocando uma manifestação para este domingo (21 de setembro), em protesto contra as propostas.

Segundo o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o ato em São Paulo está previsto para acontecer às 14h, na avenida Paulista, com concentração em frente ao Masp.

No Rio de Janeiro, a convocação foi feita pelo deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ).

De acordo com apuração da Itatiaia, um ato também está previsto para ocorrer em Belo Horizonte, mas, até o momento, horário e local ainda não foram definidos.

PL da Anistia

Na noite da última quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou, por 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções, o Projeto de Lei (PL) 2.162/23, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que trata da anistia para envolvidos em atos antidemocráticos a partir de outubro de 2022.

Na prática, o texto ainda não tem validade legal, mas a aprovação do regime de urgência garante uma tramitação mais rápida, dispensando a análise pelas comissões do Legislativo.

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), designou o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator da proposta.

PEC da Blindagem

Na última terça-feira (16), a Câmara aprovou, em tramitação relâmpago, a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais e a decretação de prisão contra parlamentares.

O texto foi aprovado por 344 votos favoráveis e 133 contrários, e agora segue para análise no Senado Federal.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.