Primeira reunião de comissão que avalia cassação de Lucas Ganem é marcada na Câmara de BH

A primeira reunião da Comissão Processante está marcada para esta quarta-feira (7), mesmo durante o recesso parlamentar

Lucas Ganem (Podemos) foi eleito com mais de 10 mil votos em Belo Horizonte

Está marcada para a próxima quinta-feira (8) a primeira reunião da Comissão Processante que avalia o pedido de cassação do mandato do vereador Lucas Ganem (Podemos) na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Reuniões extraordinárias devem acontecer ao longo do mês de janeiro, mesmo durante o recesso parlamentar. O primeiro encontro, que vai contar com o presidente da Comissão, vereador Bruno Miranda (PDT), o relator Edmar Branco (PCdoB) e Helton Júnior (PSD).

Por enquanto, os vereadores devem aprovar pedidos de informações relacionados ao processo, e deliberar sobre os documentos enviados pela defesa, o que vai determinar os rumos dos trabalhos comissão. Parlamentares devem inclusive definir, ao levar em consideração o parecer da defesa de Ganem, se haverá continuidade das oitivas da comissão.

O vereador Lucas Ganem é acusado de quebra de decoro por possível fraude no domicílio eleitoral. Ele passou a ser investigado pela Polícia Federal (PF) no ano passado sob suspeita de ter declarado à Justiça Eleitoral um endereço em Belo Horizonte onde nunca teria residido, com o objetivo de disputar as eleições na capital.

A possível fraude em domicílio eleitoral provocou incômodo de vereadores eleitos e que não conseguiram se eleger. A investigação da PF, inclusive, é oriunda de uma denúncia apresentada pelo ex-vereador Rubão, o primeiro na lista de suplentes do Podemos por uma vaga na Câmara da capital.

Já houve posicionamento da Justiça Eleitoral no último dia 12 de dezembro, determinando a cassação do vereador.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...