A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta quinta-feira (4), a
Ganem, que tem evitado comentar o caso, também não esteve presente na sessão desta quinta-feira.
O que acontece agora?
Para que a investigação fosse aberta, eram necessários, ao menos, 21 votos favoráveis. No total, foram 39.
A partir disso, foi criada uma comissão formada por três vereadores, que terão o prazo de 90 dias para apresentar um parecer pela cassação ou não de Ganem.
Os nomes que compõem essa comissão foram sorteados aleatoriamente:
Após o sorteio, os membros selecionados decidem entre si a presidência da comissão e o responsável pelo relatório final. Os cargos de presidente e relator foram designados para Bruno Miranda e Edmar Branco, respectivamente.
Consultada pela Itatiaia, a Câmara afirmou que o prazo de 90 dias passa a contar a partir da primeira reunião do grupo, que ainda não tem data prevista para acontecer.
Se o primeiro encontro oficial ocorrer ainda neste mês de dezembro, o prazo continuará correndo, independentemente do recesso parlamentar.
Quando o parecer do colegiado for emitido, ele será submetido ao plenário. Para que Ganem perca o mandato, serão necessários 28 votos.
Quem é Lucas Ganem?
O vereador foi eleito em 2024 para o primeiro mandato com a bandeira da causa animal, obtendo 10.753 votos na capital mineira. Nascido em São Paulo,
No início de 2025,
Ainda segundo relatório da PF, em 2024, Ganem teria renovado a carteira de habilitação em São Paulo. No mesmo período, ele atuava como gerente de uma empresa de planos de saúde voltada a servidores públicos, no Paraná.
Esse é o primeiro pedido de cassação enfrentado pela legislatura 2025–2028.