O vereador Juliano Lopes (Podemos) foi eleito nesta quarta-feira (1º) o novo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A chapa encabeçada por Juliano venceu a disputa contra a chapa do vereador Bruno Miranda (PDT), por 23 votos a 18.
Além de Juliano na presidência, a chapa é formada pela vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) como vice-presidente, Flávia Borja (PP), como segunda vice-presidente, Pablo Almeida (PL) como Secretário-geral, Wagner Ferreira (PV) como primeiro secretário e Wanderley Porto (PRD), como segundo secretário.
Perfil
Juliano Lopes Lobato nasceu em 1972 e sempre morou na Região do Barreiro. Formado em Educação Física, em licenciatura plena e bacharel, é pós-graduado em Gestão Pública de Projetos Sociais.
É presidente da Comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e é ex-árbitro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2007, criou o projeto Academia Móvel, que oferece aulas gratuitas de reforço muscular, alongamento e dança, em 10 espaços públicos da cidade, com orientação de profissionais especializados.
Reeleito com 9.328 votos para seu quarto mandato, Professor Juliano Lopes atua fiscalizando o funcionamento de equipamentos públicos e cobrando melhorias. O parlamentar defende ainda a educação pública de qualidade. É autor ou coautor de mais de 180 projetos de lei que garantem os direitos dos belo-horizontinos. Ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal de 2022 a 2024.