Ouvindo...

Ao menos quatro vereadores ‘novatos’ de BH devem disputar as eleições em 2026

Dos dezoito “estreantes” na Câmara Municipal, cinco ainda estão indecisos se podem ou não pleitear um cargo na próxima eleição

Prédio da Câmara Municipal de BH, na região Leste da capital mineira.

Das 41 cadeiras da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) eleitas na última eleição, em 2024, 18 são ocupadas por vereadores novatos — ou seja, que estão em seu primeiro mandato no Legislativo ou que já foram vereadores em outras legislaturas não consecutivas.

Desses 18, pelo menos quatro pretendem disputar outros cargos no próximo pleito, em 2026.

Conforme apurado pela Itatiaia, três deles devem concorrer a vagas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG):

Pedro Rousseff (PT), vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores em BH, deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Segundo levantamento da reportagem, pelo menos outros cinco parlamentares da CMBH ainda podem participar da próxima eleição.

Embora a decisão ainda não esteja tomada, dois vereadores entre os novatos já manifestaram intenção de concorrer: Vile Santos (PL), ao Senado Federal, e Lucas Ganem (Podemos), à ALMG.

Entre os indecisos estão os vereadores Rudson Paixão (Solidariedade), Juhlia Santos (PSOL) e Pablo Almeida (PL).

Leia também

Dos 18 novatos procurados pela Itatiaia, quatro não responderam e cinco afirmaram que não pretendem se candidatar.

Na legislatura anterior (2020–2024), 24 vereadores se candidataram a outros cargos. Seis deixaram a Câmara antes do fim do mandato e foram eleitos deputados estaduais ou federais:

Bim da Ambulância (Avante), Bella Gonçalves (PSOL) e Macaé Evaristo (PT) — atualmente deputada licenciada e ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania — foram eleitos para a ALMG.

Duda Salabert (PDT), Nikolas Ferreira (PL) e Nely Aquino (Podemos), ex-presidente da CMBH, foram eleitos para a Câmara dos Deputados.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.