Das 41 cadeiras da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), 18 serão ocupadas por vereadores novatos, ou seja, que não ocupavam uma vaga no Legislativo municipal. O percentual de renovação da Casa foi de 44% nas eleições deste ano. Outros 23 vereadores que já atuam no Parlamento municipal conseguiram se reeleger.
O resultado das eleições de 2024 reverteu uma tendência observada quatro anos atrás, quando o percentual de renovação chegou a quase 60%. Naquela ocasião, apenas 17 vereadores se reelegeram e a CMBH teve 24 cadeiras renovadas.
Veja também:
PL e Federação encabeçada pelo PT elegem as maiores bancadas da Câmara de BH; veja divisão Confira a lista de vereadores eleitos em Belo Horizonte nas Eleições de 2024
Dentre os vereadores considerados “novatos” — ou seja, que não ocupam cadeiras atualmente — estão nomes que já estiveram, em algum momento, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. É o caso de Uner Augusto (PL), que teve 13.401 votos, e que assumiu a cadeira deixada por Nikolas Ferreira, quando este foi eleito deputado federal em 2022. Uner, no entanto, teve o mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral já que seu partido à época, o PRTB, teve toda a chapa suspensa por fraude na cota de gênero.
Outro que retorna à Câmara de BH é Edmar Branco (PCdoB), eleito em 2016 mas que não conseguiu se reeleger quatro anos depois.
Com atuação voltada para a proteção do direito dos animais, Osvaldo Lopes também foi eleito vereador em 2016, mas deixou o cargo dois anos depois, quando foi eleito deputado estadual.
Helton Junior (PSD) foi vereador por apenas um dia em Belo Horizonte durante a legislatura atual. Ele foi convocado, como suplente do PDT, para assumir a vaga de Miltinho CGE durante votação do pedido de cassação do mandato do atual presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB).
Reeleitos:
- Professora Marli (PP)
- Iza Lourença (PSol)
- Fernanda Pereira Altoé (Novo)
- Marcela Trópia (Novo)
- Flávia Borja (DC)
- Irlan Melo (Republicanos)
- Juninho Los Hermanos (Avante)
- Wagner Ferreira (PV)
- Dr. Bruno Pedralva (PT)
- Loíde Gonçalves (MDB)
- Bráulio Lara (Novo)
- Zé Ferreira (Podemos)
- Professor Juliano Lopes (Podemos)
- Cida Falabella (PSOL)
- Wanderley Porto (PRD)
- Bruno Miranda (PDT)
- Cláudio do Mundo Novo (PL)
- Helinho da Farmácia (PSD)
- Janaina Cardoso (União)
- Pedro Patrus (PT)
- Cleiton Xavier (MDB)
- Maninho Félix (PSD)
- Marilda Portela (PL)
Novatos:
- Pablo Almeida (PL)
- Pedro Rousseff (PT)
- Vile (PL)
- Uner Augusto (PL)
- Lucas Ganem (Podemos)
- Osvaldo Lopes (Republicanos)
- Luiza Dulci (PT)
- Edmar Branco (PCdoB)
- Arruda (Republicanos)
- Helton Junior (PSD)
- Sargento Jalyson (PL)
- Júlia Santos (PSOL)
- Rudson Paixão (Solidariedade)
- Dra Michelly Siqueira (PRD)
- Diego Sanches (Solidariedade)
- Leonardo Ângelo (Cidadania)
- Tileléo (PP)
- Neném da Farmácia (Mobiliza)