O delegado da Polícia Federal (PF), Cairo Costa Duarte, assume nesta terça-feira (2) a Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Minas Gerais. Ele entra no lugar de Leandro César Ferreira de Carvalho exonerado em abril após a Operação Parcours para combater esquema envolvendo ANM, geólogos e a mineradora Empabra.
Segundo as investigações, a fraude existia desde 2014 e causou danos ao meio ambiente e prejuízos estimados em R$ 832 milhões, permitindo a exploração de áreas sem autorização.
Cairo, que assume a gerência da ANM após a polêmica, foi Superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, entre 2019 e 2021, e atuava, por último, como Coordenador Geral de Produtos e serviços da Polícia Federal no Brasil.
Natural de Belo Horizonte (MG), Cairo graduado em Direito pela UFMG e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Possui Especializações em Inteligência Criminal pela e Regulação de Mercado de Capitais.
A assinatura do termo de posse foi nesta segunda-feira (1º) e a publicação no Diário Oficial da União será nesta terça-feira (2).