PF faz operação para investigar ataques cibernéticos contra deputados federais

Ação tem o objetivo de reprimir e esclarecer ataques cibernéticos contra parlamentares que manifestaram apoio ao projeto de lei antiaborto

Agente da Polícia Federal durante a Operação Intolerans

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (2) uma operação para investigar ataques cibernéticos a deputados federais.

Batizada Operação Intolerans, a ação tem o objetivo de reprimir e esclarecer ataques cibernéticos do tipo negação de serviço (DDoS) praticados contra parlamentares que manifestaram apoio ao projeto de lei antiaborto.

De acordo com a PF, a apuração identificou que “diversos sites de deputados federais foram alvo de ataques coordenados, resultando em instabilidade e períodos de indisponibilidade, afetando a comunicação institucional e a atuação legislativa”.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos localizados em São Paulo/SP e Curitiba/PR. A ação contou com o apoio de parceiros estrangeiros por meio de cooperação jurídica internacional.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...