Relator apresenta hoje parecer sobre cassação de Carla Zambelli na CCJ

Deputada foi condenada pelo STF, fugiu do país e agora enfrenta extradição enquanto processo tramita na Câmara

Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira (2) o processo que pode resultar na perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O relator do caso, Diego Garcia (Republicanos-PR), apresenta hoje seu parecer após a oitiva de testemunhas e da própria parlamentar. A reunião está marcada para as 14h.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão em regime fechado por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica, em ação que também envolveu o hacker Walter Delgatti Neto. Em outro processo, ela foi condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após ser filmada perseguindo, armada, um opositor do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma rua de São Paulo.

A deputada fugiu do Brasil após a primeira condenação, mas foi localizada e presa na Itália, onde permanece detida enquanto enfrenta um processo de extradição. Apesar de o STF ter determinado a perda automática do mandato, coube à Câmara formalizar a decisão, e o caso foi encaminhado à CCJ pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na forma de um processo de cassação.

Leia também

A análise do relatório, porém, tem enfrentado sucessivos adiamentos. A votação, inicialmente, estava prevista para novembro .

Pela regra do regimento interno da Câmara, perde o mandato o parlamentar condenado criminalmente em sentença transitada em julgado - condição já reconhecida pelo STF no caso de Zambelli.

A expectativa é de que a CCJ decida hoje se o processo avança, mas um eventual pedido de vista pode empurrar a discussão para a próxima semana.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...