Lula almoça com relator da indicação de Messias ao STF em meio a desgaste com Senado

O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, se opõe à indicação do advogado-geral da União para a vaga na Corte

O senador Weverton (PDT-MA), relator da indicação de Jorge Messias ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta segunda-feira (1º), no Palácio da Alvorada, com o senador Weverton (PDT-MA), relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A conversa ocorrer em meio à resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao designado para a Corte. O parlamentar defendia que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado de primeiro hora, fosse escolhido pelo petista.

Com a definição por Messias, o chefe do Congresso Nacional passou a trabalhar pela rejeição do AGU no Senado e marcou a sabatina para 10 de dezembro, um tempo considerado curto para que o ministro consiga votos por sua aprovação.

Mas, como mostrou a Itatiaia, a mensagem de Lula à Casa Alta formalizando a indicação sequer chegou a ser enviada.

No domingo (30), Alcolumbre divulgou nota em que disse causar “perplexidade” que a mensagem oficial com indicação ainda não tenha sido enviada pelo governo. Segundo ele, parte do Executivo federal tenta criar a “falsa impressão” de que as divergências com o Senado são resolvidas por ajuste de interesse “fisiológico”, com cargos e emendas parlamentares.

“Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo”, afirmou.

A dura nota foi respondida no mesmo dia pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que tentou acalmar os ânimos. Para destensionar a relação, também há expectiva que Lula e Alcolumbre se encontrem ainda nesta semana para discutir o tema.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...