Ouvindo...

Fachin se reúne com Alcolumbre para discutir criação de fundo da Justiça Federal

Projeto prevê atualização das custas processuais e criação de um fundo especial para modernizar o Judiciário

Presidente do TSE, ministro Edson Fachin

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, se reúne nesta segunda-feira (13) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para discutir o projeto de lei que cria o Fundo Especial da Justiça Federal (Fejufe).

A proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e tramita agora no Senado, prevê a atualização dos valores das custas processuais e a criação do fundo para financiar a modernização e o aprimoramento da estrutura da Justiça Federal.

Leia também

Além de Fachin e Alcolumbre, participam da reunião o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.

O texto foi apresentado pelo STJ e aprovado na Câmara em forma de substitutivo.

O projeto determina que as custas judiciais — taxas cobradas pela prestação do serviço de julgamento de ações e recursos — sejam reajustadas a cada dois anos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.