Ouvindo...

Lula e Trump trocam telefones e ‘driblam’ bloqueio imposto por Eduardo Bolsonaro

Falta de diálogo entre as duas autoridades foi apontada como um dos entraves para negociação sobre o tarifaço

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (esq.), e o presidente dos EUA, Donald Trump

A conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), rendeu também uma troca de telefones preciosa para o governo brasileiro.

Segundo o Palácio do Planalto, além do pedido para encerrar o ‘tarifaço’ aos produtos brasileiros e uma troca de elogios, Lula e Trump também trocaram telefones, podendo, assim, se comunicar de forma direta quando for necessário.

O gesto, visto como normal nas conversas entre autoridades, têm um elemento a mais para o governo brasileiro: nos últimos dois meses, desde que as tarifas norte-americanas contra o Brasil entraram em vigor, o país não tinha nenhum canal de comunicação oficialmente aberto com o governo Trump.

Leia também

Publicamente, membros do governo chegaram a reclamar de que as conversas com o governo Trump estavam sendo obstruídas propositalmente pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA desde fevereiro articulando sanções contra autoridades brasileiras que são acusadas por ele de perseguir seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O esforço de Eduardo levou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Moraes, mas também endossou a justificativa do governo Trump para as tarifas contra o Brasil. O episódio fez com que Eduardo fosse denunciado no Brasil por crime de ‘lesa-pátria, inclusive sendo chamado de ‘traidor da nação’ pelo próprio Lula.

E quando será o ‘tête-à-tête’?

Oficialmente, Lula e Trump ainda não tem um encontro pessoal marcado. No entanto, durante a ligação de 30 minutos desta manhã, Lula se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos, e também aventou a possibilidade de uma reunião a ocorrer durante 47ª Cúpula da Asean, programada para 26 a 28 de outubro. A presença de Trump ainda não está confirmada.

Além disso, Lula também reforçou o convite para Trump participe da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que acontece em novembro, em Belém.

Enquanto esses encontros não acontecem, a expectativa do governo brasileiro é que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajem nos próximos dias para o EUA onde tratarão do assunto ‘tarifaço’ diretamente com o Secretário de Estado, Marco Rubio.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio