Lula diz que Brasil não exportará minerais críticos sem industrialização interna
Presidente defendeu ser necessário manter riqueza desses recursos em território nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (24) que o Brasil não será apenas exportador de minerais críticos e defendeu o beneficiamento desses recursos em território nacional.
Essenciais para processos tecnológicos e setores estratégicos, como defesa, energia e indústria de ponta, os chamados minerais críticos são indispensáveis para a produção de baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores. Entre eles estão lítio, cobalto, níquel e terras raras.
“Nós não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar o nosso país para que o nosso país possa ganhar esse dinheiro”, destacou o petista em discurso no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Moçambique, em Maputo, capital do país africano.
A exploração de minerais críticos está no centro da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. O tema entrou na mira do presidente americano, Donald Trump, e pode ser inserido em meio às negociações com o governo brasileiro pela redução do tarifaço às exportações nacionais para o país norte-americano.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.



