Ouvindo...

Câmara de BH aprova campanha de check-up geral para mulheres em segundo turno

Entre as atividades previstas estão a realização de palestras sobre a importância de atividades físicas e cuidados com o bem estar, medição de pressão arterial e orientação nutricional

Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Os parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovaram, nesta segunda-feira (13), em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) 244/2025, que institui uma campanha de check-up geral das mulheres na capital mineira.

O texto, de autoria da vereadora Loíde Gonçalves (MDB), prevê que o município realize ações educativas para a promoção da saúde e exames preventivos para doenças que atingem, especialmente, o público feminino.

Foram 38 votos favoráveis, sem abstenções e nenhum contrário.

Entre as atividades previstas estão a realização de palestras sobre a importância de atividades físicas e cuidados com o bem estar, medição de pressão arterial e orientação nutricional.

Na justificativa do projeto, a parlamentar argumenta que com a implementação do programa, a prefeitura de BH terá “meios necessários” para enfrentar os altos números de doenças acometidas, principalmente, as mulheres — como câncer de mama — e preservar os cuidados com a saúde feminina.

Conforme estabelece o PL, as despesas previstas com a proposta irão depender da disponibilidade orçamentária do município.

Após a aprovação na Câmara, o projeto irá depender da sanção ou veto do prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil).

Leia também

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.